Topografia é a descrição de uma região. Sendo ela uma ciência que estuda as características de um terreno. A topografia representa minuciosamente os aspectos que existem no local para maior verossimilhança na planta topográfica. A topografia analisa detalhadamente medida da área, altitude, orientação. Assim, um mapa topográfico torna-se essencial para a implantação de obras de qualquer tipo, de projetos viários a edificações urbanas, auxiliando nos cálculos de desníveis e acidentes topográficos que, por ventura, possam vir a criar obstáculos para as obras em questão.

DIVISÕES DA TOPOGRAFIA

Levantamento topográfico

O levantamento topográfico deve representar as características da superfície de um terreno bem como as dimensões dos lotes fornecendo dados confiáveis para contribuir nos projetos arquitetônico e de implantação. Os levantamentos topográficos geralmente são apresentados através de desenhos de curvas de nível e de perfis.

Os levantamentos topográficos podem ser divididos em: Levantamentos planimétricos e levantamentos planialtimétricos.

Levantamento Planimétrico

É a determinação das projeções horizontais dos pontos do terreno. São determinadas as medidas corretas do terreno pois nem sempre as medidas indicadas na escritura conferem com as medidas reais.

Levantamento Planialtimétrico

Altimetria é a determinação das alturas no relevo do solo. Estuda os procedimentos, métodos e instrumentos de distâncias verticais ou diferenças de nível e ângulos verticais (nivelamento).

O QUE É UMA PLANTA TOPOGRÁFICA?

É uma maneira de representar, de forma detalhada, todas as feições presentes no terreno levantado; lembrando que as informações necessárias podem ser coletadas através da topografia convencional.

O QUE É LOCAÇÃO DE OBRA?

Locação de obra é o processo de transferência dos elementos da planta baixa para o terreno em que será realizada a obra. Essa transferência é realizada por meio de marcações no terreno com o auxílio de pontaletes e linhas de nylon.